Use o descanso das férias a favor do seu treino

Recupere-se das lesões e experimente exercícios novos para manter a forma

Você conta os dias para que as férias cheguem. Poder dormir e acordar mais tarde, passar algumas horas só na preguiça, esquecer as obrigações e só pensar em diversão. A regra também vale para seu corpo, que agradece uma trégua no ritmo de treino. “Numa rotina de treinos pesados, o descanso é bastante positivo”, afirma a personal trainer Ana Paula Mori, da Assessoria Esportiva Movilela. “Você consegue acelerar a recuperação das lesões e também tem chance de experimentar outros tipos de exercícios”.

Quem mantém um ritmo de treino constante, dificilmente consegue interromper. Se esse é o seu caso, use os dias de folga para provar esportes ou práticas com as quais você não tem costume, como ioga ou pilates, além de caprichar nos alongamentos. “Eles exigem força, resistência e flexibilidade de uma maneira diferente”, diz a personal.

Vôlei

Vôlei

Também vale ter uma conversa com seu professor e pedir a ele dicas de esportes novos, que você pode praticar enquanto estiver longe da academia. Pode até ser que um deles entre para sua rotina, na volta ao dia-a-dia. Mas não se importe com isso no início, a intenção é simplesmente encontrar formas novas de manter o pique, sem tanto desgaste.

Só não é indicado parar totalmente o treino, ainda mais se você tiver como meta o controle do peso. As chances de engordar aumentam bastante (não só pelo sedentarismo, mas também pela oferta de opções mais calóricas nas festas).

“Se os treinos diminuem, deve haver mudança na alimentação. As atividades físicas aumentam o gasto calórico, por isso você pode comer um pouco mais.

Corrida

Corrida

Interrompendo os treinos, é necessário repensar a ingestão de calorias“, afirma Ana Paula. Resultado: o ganho de peso é certo.

Outra ideia para deixar os treinos de férias mais agradáveis é abandonar as preocupações com o relógio. Pense nos exercícios como uma alternativa de relaxamento, em vez de dar foco na melhora do desempenho. O estímulo, nessa fase, deve vir da diversão, e não da superação de resultados. “Como, provavelmente, os treinos de musculação também foram interrompidos, é preciso ter cuidado com os movimentos, evitando a sobrecarga”, diz a personal trainer.

Com uma rotina de exercícios moderada e sem pressão, seu corpo tem tudo para manter a forma enquanto você descansa, com uma vantagem: na volta aos treinos regulares, não haverá motivos para lamentar o ganho de peso e, menos ainda, a dificuldade em retomar o programa de atividades anterior. A disposição vai permanecer a mesma, assim como o seu rendimento na hora em que os dias de preguiça tiverem fim.

Fonte: Minha Vida

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas