Portal i9 Minas e parceiros levam a magia do natal para crianças carentes

Crianças carentes de Alfenas recebem a visita do bom velhinho, o ‘Papai Noel’, na noite de Natal

FOTO1NATAL SOLIDÁRIO

Pelo terceiro ano consecutivo o Diretor do Portal i9 Minas, Ruy Benedito de Souza, mais uma vez, vestiu-se de ‘Papai Noel’, como faz todo o ano e com a ajuda de todos os colaboradores e parceiros da empresa proporcionou a festa de dezenas de crianças de bairros carentes de Alfenas, distribuindo presentes e balas. Até mesmo adultos, adolescentes e avós receberam a chegada do bom velhinho neste Natal.

“Mais uma vez agradeço a iniciativa dos nossos parceiros e clientes de poder trazer um pouco de alegria e esperança para essas crianças, que muitas vezes, esses são os únicos presentes que elas ganham durante o ano”, acrescenta o diretor do Portal i9 Minas, Ruy Benedito.

DSCN5574“É maravilhoso ser Papai Noel, deixo minha família por algumas horas no Natal para ver esses sorrisos lindos nos rostos dessas crianças”, disse Ruy Benedito, que há mais de 15 anos criou o grupo “Faça uma Criança Feliz, nem que seja na Noite de Natal”, distribuindo um pouco de presentes para crianças carentes de Alfenas.

DSCN5475“Não é só as crianças que ganham presente, muito pelo contrário, acabo ganhando o dobro. Receber o carinho, abraço, um muito obrigado e poder ver o sorriso estampado no rosto de cada criança é muito gratificante e não há dinheiro que compre essa felicidade”, declara o empresário Cássio da Agência Forte, participando pela primeira vez, da Campanha e caminhada com o Papai Noel, pelos bairros da cidade.

Bento“Ver no rosto de cada criança um sorriso é um sonho realizado, é o que podemos sentir e participar com todo orgulho dessa campanha de SOLIDARIEDADE, que já completa seu terceiro ano de realização. Poder acreditar sempre que é possível ter ESPERANÇA, ainda que exista todas as dificuldades e diferenças, torna nossas crianças iguais a todas as outras que esperam pela chegada do Papai Noel”, afirma o empresário e parceiro do Portal i9 Minas, Bento Eugênio.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

O QUE DIZ A HISTÓRIA SOBRE PAPAI NOEL:

Vários estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. Homem de bom coração costumava ajudar as pessoas pobres,

Papai Noel, sua origem e tradição

Papai Noel, sua origem e tradição

deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

A associação entre o Velho Inverno e São Nicolau apareceu muitas décadas depois, foi um monge turco que viveu durante o século IV. Segundo a tradição cristã este clérigo teria ajudado a uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagar o dote de casamento da garota. Somente cinco séculos mais tarde, São Nicolau foi reconhecido pela Igreja como um santo, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A partir desse momento, o dia 6 de dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então, que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. Do “velho filão”, conhecido nos últimos séculos da ‘Antiguidade’, passava-se a reconhecer a figura de um homem bom e generoso.

A imagem de São Nicolau, segundo relatos da época, aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e, em Portugal, de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o papai-noel-vintage-historiadesenhista alemão Thomas Nast criou e incorporou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Thomas Nast foi publicada na revista “Harper’s Weeklys”, com o desenho de um Papai Noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a um gnomo da floresta. Com o passar de outros natais, ele foi melhorando seu projeto original até que o velhinho ganhou uma barriga saliente, boa estatura e uma farta barba branca.

Apesar das grandes contribuições oriundas das experiências de Nast, temos ainda que desvendar a origem da sua roupa avermelhada, onde vários desenhos já haviam tratado o ‘Papai Noel’ com trajes das mais variadas formas e cores. Contudo, em 1931, Haddon Sundblom, foi contratado pela empresa de refrigerantes “Coca-Cola”, arquitetou o padrão rubro das vestimentas do bom velhinho, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez o maior sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo a fora.

Hoje, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes os festejos natalinos. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o todo o ano. Ele habita o Polo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem sempre: ‘Natal sem Papai Noel não é mesma coisa’!

Papai Noel no trenó e sua rena. Natal na Lapônia, segundo a sua história,um dos mais importantes e tradicionais símbolos do Natal

Papai Noel no trenó e sua rena. Natal na Lapônia, segundo a sua história,um dos mais importantes e tradicionais símbolos do Natal

Fontes de pesquisas: www.suapesquisa.com e www.historiadomundo.uol.com.br/curiosidades

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas