Pesquisa da UNIFAL-MG é destaque na EPTV

Projeto inclui no estudo intervenção dos jogos para melhorar os estímulos dos pacientes – Foto UNIFAL-MG

O programa do Jornal da EPTV 1ª edição, do dia 24 de novembro, trouxe como foco da reportagem uma pesquisa da UNIFAL que prevê o uso de games no tratamento de pacientes com AVC. A repórter da emissora Andréia Marques acompanhou as pesquisadoras, durante uma atividade na Universidade para mostrar como o tratamento é realizado.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNIFAL-MG e pode identificar na utilização de games a possibilidade de auxílio no tratamento de pacientes neurológicos.

A pesquisa é desenvolvida pelas mestrandas Miqueline Pivoto Faria Dias e Viviane Aparecida de Oliveira, sob a coordenação da professora do programa, Andréia Maria Silva e coorientação da Profa. Adriana Teresa Silva Santos. Intitulada “Avaliação da excitabilidade central e periférica em indivíduos submetidos à realidade virtual para o membro superior par ético após Acidente Vascular Encefálico”. “A ideia surgiu através do aparecimento dos equipamentos Nitendo Wii e, posteriormente, o X-Box”, conta Profa. Andréia. “Foi observado que estes jogos eram motivadores para qualquer idade e através desta observação tivemos a ideia de incluir na reabilitação e por que não reabilitar pacientes neurológicos”, explica a pesquisadora, informando que o projeto conta também com a participação de alunos de Iniciação Científica.

Segundo matéria publicada no site da UNIFAL, aponta que cerca de 100 pacientes atendidos na Clínica de Fisioterapia da Universidade e em uma clínica de fisioterapia da cidade de Santa Rita do Sapucaí foram avaliados e dos quais 28 foram selecionados e receberam intervenção, uma vez que o perfil e o quadro clínico adequavam ao critério de inclusão do projeto.

Assista na íntegra, a reportagem da 1ª edição do Jornal da EPTV de 17/11

 

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas