Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza romaria do Movimento “Terço dos Homens”

Confraternização, oração do terço e consagração a Nossa Senhora Aparecida, marcam “Romaria Marcha da Fé ao encontro de Jesus”.

1

Membros do Movimento Terço dos Homens da Igreja Nossa Senhora Aparecida

2

Membros do Movimento do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Movimento “Terço dos Homens”, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou, na quarta-feira (25), a romaria “Marcha da Fé ao encontro de Jesus”. A carreata com destino a Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pinheirinho, reuniu-se com as comunidades católica de São Francisco de Assis e Santa Clara, onde receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

A celebração da Santa Missa foi presidida pelo Padre Reinaldo Marques Resende que em sua homilia relatou a grande importância deste Movimento para a comunidade católica, onde os Homens poderão reunir-se na Casa do Pai para rezar e meditar em oração e devoção a Nossa Senhora.

Na romaria deste ano estiveram presentes grupos das comunidades das cidades de Campestre, Serrania, além de Alfenas, que contou com a participação das Comunidades Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.

3

Membros do Movimento do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

O “Terço dos Homens” trata-se de um movimento espontâneo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que cresce a cada dia de modo muito rápido e conta ainda com uma atenção especial da CNBB, através do Bispo Dom José Lanza, da Diocese de Guaxupé (Mg).

O Apostolado do “Terço dos Homens” da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi criado em 2012, no início eram poucos membros; não passavam de uma dezena por mais de um ano. Mas depois de perseverarem, aos poucos foram surgindo novos membros e agora o grupo conta com cerca de 140 membros que se reúnem semanalmente para rezarem a oração mais importante para os católicos depois da Santa Missa.

Em fevereiro deste ano, o grupo de famílias de Alfenas participou da 8ª Romaria ‘Terço dos Homens’, que trouxe como tema: – Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé. Unidos pela fé e pelo coração, realizada no Santuário de Aparecida do Norte (SP). Na ocasião a missa do Terço dos Homens foi celebrada pelo Bispo Dom Gil, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), com muita oração, cânticos, testemunhos e intenções e foi encerrada com a consagração a Nossa Senhora. A cidade de São Lourenço (Mg) foi agraciada no sorteio realizado durante o evento para receber a imagem de Nossa Senhora, durante o ano todo até a próxima romaria.

4

No centro com a imagem de N.S. Aparecida os coordenadores do Movimento Terço dos Homens da Paróquia N. Sra. Aparecida de Alfenas.

Segundo os coordenadores do movimento Jefferson Florêncio e Claudinei Silva, idealizadores da “Romaria Marcha da Fé ao Encontro de Jesus”, estão à frente do movimento há 4 anos e destacaram ainda que para as Comunidades São Francisco de Assis e Santa Clara será muito bom, porque estão próximas entre si, residem nas imediações dos bairros Pinheirinho e Santa Clara, e podem participar efetivamente do Movimento Terço dos Homens, no local.

5Para os coordenadores do Movimento do Terço dos Homens da Comunidade São Francisco de Assis e Santa Clara, Júlio Cesar Messias e Wilson Ferreira dos Santos, esta missão será de grande responsabilidade, mas que estamos preparados para assumir, já por estar participando do movimento, contando com toda comunidade para que convide mais pessoas a participar deste movimento.

A comunidade do Terço dos Homens São Francisco de Assis e Santa Clara se reunirão todas as quartas-feiras, a partir das 20 horas, na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pinheirinho.

DSCN9093

Senhor Walter Vieira, representante da comunidade de Campestre (Mg)

No encerramento das atividades do Terço dos Homens, apesar de cansados, devido à agenda do encontro que contou com missa, confraternização, oração do terço e consagração a Nossa Senhora Aparecida, todos os participantes se mostravam bastantes felizes por terem participado da romaria do Movimento do Terço dos Homens e foi servido logo após, um cafezinho, no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis.

A comunidade de Campestre representada pelo senhor Walter Vieira, nascido em Poço-Fundo (Mg), relata que o movimento em sua cidade se deu em 2001, o qual procurou o Santuário de Aparecida o Irmão Viveiros, um dos reitores da arquidiocese, para peregrinação do Terço dos Homens, ele conta que no primeiro ano o Santuário recebeu um grupo de 600 homens e já neste ano, de acordo com estimativa do Santuário de Aparecida, reuniu cerca de 60 mil homens. “Cada ano que passa o movimento vem crescendo já viajei até 850 km para participar do movimento, onde se inicia o terço”, destacou Vieira.

7

Membros do Movimento do Terço dos Homens da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Serrania, durante a celebração da Santa Missa

Conheça um pouco da História do Movimento “Terço dos Homens”

O terço dos homens teve início em 1936, na Vila Providência, hoje Itabi, em Sergipe. Idealizado pelo Frei Peregrino, quando já havia uma comunidade que tinha como sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, sua capela e sua fé.

O terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos, tendo como imagem padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Hoje, o terço (rosário) dos homens já rompeu fronteiras, está implantado em Cuba, EUA e também em outros países, devido ao grande número de downloads do Manual e Roteiro do Terço (rosário), que são baixados semanalmente do site numa média de 50 a 60. (Fonte: http://tercodoshomensnsradocarmo.blogspot.com.br/2011/09/breve-historico-do-movimento-terco-dos.html).

Terço dos Homens e sua Missão

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

GALERIA DE FOTOS

 

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas