Padre Eder Campos fala sobre o Centenário da Diocese de Guaxupé

Paróquia São Pedro Apóstolo celebra 100 anos da Diocese e participa das atividades e ações que serão desenvolvidas em seu aniversário.

revista_centenário-2

A Diocese de Guaxupé completa 100 anos de existência e mais um fato marcou o ano do centenário, o lançamento oficial da revista, ocorrido em 19 de dezembro de 2015.

Segundo a Diocese de Guaxupé, a revista faz parte das atividades realizadas nos últimos dois anos de celebração jubilar da diocese. A publicação conta com 200 páginas de material pesquisado e organizado ao longo do último ano por uma equipe formada por religiosos, historiadores, jornalistas, além de diversos colaboradores que cederam informações e imagens de seus acervos pessoais.

O projeto torna público um rico acervo histórico do percurso diocesano nesses 100 anos de vivência, além das análises pastorais e teológicas, compreendendo em seu conteúdo cada uma das 86 paróquias que compõem a Diocese de Guaxupé, ainda relata a vida dos nove bispos que já governaram a diocese ao longo de sua história, de setores sociais e sua influência política no país e na região.

A cidade se prepara para uma grande festa e uma intensa programação de atividades, como a conclusão da peregrinação de Nossa Senhora das Dores, a Missa do Centenário, shows com bandas da região, além da apresentação da cantora católica Adriana Arydes.

Para falar um pouco sobre as comemorações dos 100 anos da Diocese de Guaxupé, que será celebrado no próximo dia 31 de janeiro, e qual a participação efetiva da paróquia de Alfenas nessa data tão especial para os fiéis de toda a região sul e sudoeste do estado de Minas, o Portal i9 Minas entrevistou Padre Eder Campos de Oliveira, pároco responsável pela Paróquia São Pedro Apóstolo de Alfenas.

Confira abaixo trechos da entrevista

Portal i9 MinasPortali9 Minas – Padre Eder gostaria que o senhor falasse sobre os 100 Anos da Diocese de Guaxupé (Mg), que será comemorado no dia 31 de janeiro. Qual a programação e como será a participação da Paróquia São Pedro Apóstolo de Alfenas no evento?

 

Padre Eder CarlosPe. Eder Campos – É um momento histórico, marcante, e com a graça de Deus completa 100 anos da história de nossa diocese que pertencemos. Nós teremos dois ônibus, duas lotações, uma do Jardim São Carlos que já está cheia e outra que nós estamos ainda preenchendo lugares. Muitas famílias irão de carro e eu estarei presente com todos padres, bispos, então teremos boa participação da paróquia em Guaxupé. Eu convoquei também o ‘Grupo dos Vinte’, assim chamado, são os articuladores das Santas Missões da Paróquia, eles vão encabeçar o trabalho, nós apresentaremos uma faixa da paróquia, será essa a nossa participação.

Portali9 Minas – O que vai acontecer no encontro?

Pe. Eder Campos – Nós teremos às 14h30 a chegada da imagem da Nossa Senhora das Dores, que andou por todas as paróquias. Depois da chegada da imagem, o cerimonial do Centenário começa às 14h45 com as apresentações, as saudações e às 15 horas em ponto a missa solene transmitida pela TV Aparecida, em rede nacional. Após a missa, teremos shows com bandas católicas da região e por fim o show da cantora católica Adriana Arydes, que é conhecida nacionalmente e esse evento é todo ele aberto ao público, teremos telões do lado externo da Catedral para que todos possam acompanhar, com um sistema assim de atendimento de água, banheiro, então está tudo sendo preparado para esse grande evento.

Portali9 Minas – O senhor tem ideia de quantas mil pessoas podem estar presentes nesse dia?

Pe. Eder Campos – Olha eu não sei o número exato, não saberei dizer o número preciso, mas se espera 8 mil pessoas.

HISTÓRICO

A Diocese de Guaxupé é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana. “Criada em 03 de fevereiro de 1916, pela bula “Universalis Ecclesiae Procuratio” do papa Bento XV, com território desmembrado integralmente da então Diocese de Pouso Alegre, esta que desde 1962 torna-se a sede da Província Eclesiástica”.

A Diocese atende atualmente 86 paróquias distribuídas em 41 municípios e 11 distritos, a Diocese é dividida em sete setores pastorais no Sul e Sudoeste de Minas: Alfenas, Areado, Cássia, Guaxupé, Passos, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso.

Desde a sua fundação, nove bispos padres já governaram a Diocese ao longo de sua história. O atual, bispo Dom José Lanza Neto, foi nomeado em 13 de junho de 2007 pelo papa Bento XVI, tomando posse em 22 de julho do mesmo ano. A Diocese atende a uma população estimada em 900 mil habitantes, sendo muito presente na vida destas comunidades. (Fonte: Diocese de Guaxupé)

Vídeo do Bispo José Lanza Neto

Convite feito pelo bispo diocesano, dom José Lanza Neto. A celebração será no dia 31 de janeiro na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé.

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas