Lago de Furnas tenta reencontrar seu caminho depois do período de seca

Vista aérea do Lago de Furnas – Foto Arquivo Público / MG – 2007

A região do Lago de Furnas, no sul de Minas, é uma das mais férteis do Brasil, onde a produção agropecuária e industrial dos municípios banhados pelo Lago de Furnas é muito grande. O Lago de Furnas é a maior extensão de água do Estado de Minas Gerais, com cerca de 1.500m2 e tem outros números expressivos que cobre uma superfície de 1.457,48 Km2.

Segundo estudos realizados a represa acumula cerca de 23 bilhões de metros cúbicos de água; seu perímetro mede por volta de 3.700 km de extensão (quase a metade da costa marítima brasileira); banha 34 municípios, onde moram aproximadamente 1 milhão de pessoas; e é cinco vezes maior do que a Bacia da Guanabara; compondo a maior extensão de água no Estado de Minas Gerais; sendo um dos maiores lagos artificiais do mundo; que pode produzir até 1.216 megawatts de energia.

Assim é o Lago de Furnas, carinhosamente chamado de Mar de Minas. Os principais rios que formam o Lago de Furnas são o Rio Grande e Sapucaí. Além desses dois rios, o Lago de Furnas é também alimentado por nascentes e rios menores que ali deságuam, alguns deles formando belas cachoeiras.

Segundo g1.globo.com, nos últimos meses o Lago de Furnas perdeu quase 100% do seu volume útil. A reportagem mostra em detalhes os locais e as ruínas que chegaram a reaparecer por conta do baixo nível das águas.

Hoje, as chuvas fazem nível do Lago de Furnas subir 70 centímetros em 1 mês no Sul de Minas. E, na entrevista deste sábado (06/01), o secretário executivo da ALAGO – Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa, afirma que não foram anos de crise hídrica, mas também não tivemos chuvas em abundância. Confira reportagem completa e veja a situação atual do Lago de Furnas g1.globo.com.

CONHEÇA UM POUCO A BELÍSSIMA REGIÃO E SEUS CIRCUITOS TURÍSTICOS

Lago, cascatas e água esverdeada – Um dos mais belos cartões postais do Lago de Furnas – Fotos (Os Canyons de Furnas – Cachoeiras de Turismo em Capitólio – MG)

Equidistantes das principais cidades da região sudeste, o Lago de Furnas tem também localização privilegiada para o turismo, envolvendo diretamente 36 municípios pertencentes ao chamado “Circuito do Lago”. A região é belíssima. As águas do lago refletem o azul do céu, emoldurado pelas montanhas de Minas. Destaque para os Canyons, formações rochosas com mais de 20 m de altura que revelam cenários surpreendentes e belíssimas cachoeiras, como a Lagoa Azul, perfeita para um mergulho e muita diversão, localizada na conhecida cidade de Capitólio, no sudoeste mineiro.

Outras atrações da região são o Balneário Furnastur e Escarpas do Lago, um condomínio de alto padrão de luxo que possui uma das maiores marinas de Minas Gerais e infraestrutura completa para seus moradores e visitantes. Além de produtos turísticos específicos, a região oferece também uma boa estrutura hoteleira que pratica a tradicional hospitalidade mineira, temperada pela mais saborosa gastronomia.

São oito circuitos turísticos que possuem pelo menos uma cidade lindeira do Lago de Furnas: Circuito Caminhos Gerais, Circuito da Canastra, Circuito das Grutas e Mar de Minas, Circuito Lago das Gerais, Circuito Lago de Furnas, Circuito Nascentes das Gerais e Circuito Vale Verde e Quedas D’água.

Fonte: Revista Lago de Furnas – 2010 – Foto Arquivo Público / Turismo MG – 2007

Com maior ou menor intensidade, todos os 34 municípios banhados pelo Mar de Minas foram beneficiados com a formação do lago. A nova e surpreendente paisagem – onde não faltam cânions, deliciosas praias, belas cachoeiras e pesqueiros – trouxe para a região investimentos em infraestrutura e em instalações voltadas para o turismo, como pousadas, hotéis, quiosques, restaurantes e marinas.

Além da natureza privilegiada, é possível encontrar ali desde manifestações culturais expressivas da mais autêntica tradição mineira até locais para a prática de esportes náuticos, pesca e trilhas ecológicas. O Mar de Minas constitui-se, desta forma, num inesgotável manancial de oportunidades de exploração econômica e turística.

Municípios banhados pelo Lago de FurnasAguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Lavras, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, Serrania, Três Pontas, Varginha.

Algumas de suas atrações como os muitos balneários, as escarpas rochosas, cachoeiras e praias e as de seu entorno, emoldurado por serras e montes, somadas àqueles atrativos oferecidos por inúmeras cidades banhadas pelo Lago, como o artesanato, a gastronomia, as festas e tradições populares levaram à formação da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas, uma entidade que desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade econômica e a preservação ambiental dos municípios ribeirinhos.

A Alago divulga os atrativos turísticos da região, descobre trilhas, institui roteiros, orienta empreendimentos e trabalha pela preservação dos recursos naturais na área de abrangência do Mar de Minas, com o intuito de fazer daquela região um dos melhores circuitos turísticos do Estado.

CONFIRA

TROMBA D´ÁGUA NOS CÂNIONS DE FURNAS, NESSE FINAL DE SEMANA, A MAIOR RECENTEMENTE.

Pela 1ª vez registrada com imagens aéreas.

Assistam à impressionante mudança do ANTES e o DEPOIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas