Grupo de Alfenas participa da VIII Romaria na Casa de Mãe Aparecida

Interna1

Nesse ano a 8ª Edição do Terço dos Homens trouxe como tema o

Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé

Ocorreu neste último sábado (20), o ‘Terço dos Homens’, na Casa da Mãe Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). Um grupo de famílias de Alfenas se deslocaram na noite desta sexta-feira (19), ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde cumpriram agenda o dia inteiro para rezar o terço, unidos pela fé e pelo coração, que nesse ano teve como tema principal “Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé”.

5Grupo de famílias de Alfenas participa da 8ª Romaria

‘Terço dos Homens’, unidos pela fé e pelo coração,

Os peregrinos participaram de uma extensa programação, que se estendeu desde o início da manhã até o período da tarde, onde as romarias foram acolhidas com muita animação, música na Tribuna Papa Bento XVI, local onde fiéis de todas as localidades e caravanas de diversas regiões do país se reuniram em oração, com muita reflexão e testemunhos. A solene missa, a reza do terço dos homens realizada no Santuário Aparecida e a consagração dos Homens a Nossa Senhora teve transmissão ao vivo pela TV e Rádio Aparecida, A12.com e o encerramento do evento aconteceu no final da tarde, em frente à Basílica de Nossa Senhora.

12

Um dos destaques da maior campanha desse ano que a igreja católica vem realizando em todas suas missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida, tendo como pregação e rotina constante na evangelização das pessoas é a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que apresenta o tema “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” e tem como lema Quero ver o direito brotar como fonte e 13 correr a justiça qual riacho que não seca (Am. 5,24). Igrejas que integram o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) se unem para assegurar o direito ao saneamento básico a todos e lutam por atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Segundo dados estáticos divulgados pelo Jornal do Santuário, edição 5.786, de fevereiro de 2016, o Santuário Nacional acolheu mais de 12 milhões de romeiros no último ano.

Agora os desafios da igreja católica ainda em 2016 será preparar o “Jubileu dos 300 anos” do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será comemorado em 2017. Para bem acolher todos os devotos a igreja está investindo sempre em obras de infraestrutura, de evangelização, de acolhimento e de comunicação, buscando neste sentido concluir o revestimento da cúpula central e o baldaquino, além do início de um grandioso desafio, a construção de um campanário para o Santuário Nacional, que será composto por 13 sinos dedicados aos Apóstolos, à Virgem Maria e a São José.

10O evento contou com a participação especial de Pe. Antônio Maria

11Padre João Batista de Almeida, Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em entrevista ao Portal i9 Minas, informou que o Santuário recebe milhares e milhares de romeiros, às vezes passa dos 150 mil. A romaria do Terço dos Homens está na sua 8ª edição e a estrutura do Santuário já está totalmente pronta para acolhermos todos os grupos que vem, então nós temos infraestrutura suficiente para acolher até 250, 300 mil pessoas no Santuário.

Sobre o tempo que tiveram para a preparação desde a montagem dessa estrutura, somente hoje neste sábado, reuniu cerca de 50.000 mil homens, conforme dados já divulgados, Padre João explica que a Romaria do ‘Terço dos Homens’ é preparada por um grupo de homens aqui das regiões mais próximas do Santuário, juntamente com a Reitoria e com os colaboradores do Santuário. São feitas pelo menos três reuniões durante o ano para avaliação da romaria acontecida e também para programar a romaria do ano seguinte e nessas reuniões nós vamos distribuindo as tarefas, quem faz o quê, durante a romaria. A última reunião na véspera, ontem no caso, quando nós distribuímos as últimas tarefas com respeito à celebração do terço hoje à tarde, então a estrutura já estava pronta, a metodologia também, agora é a gente continuar nela para poder acolher os anos futuros, com certeza esse número vai crescer nos próximos anos, o que hoje é 50 mil vai virar 60, 70 e vai chegar aos 100 mil com certeza nos próximos anos. “Então, nós estamos preparados para isso, para acolher quantos vierem, todos que vierem serão muito bem-vindos”, disse.

A missa do Terço dos Homens foi celebrada pelo Bispo Dom Gil, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), com muita oração, cânticos, testemunhos e intenções e foi encerrada com a consagração a Nossa Senhora. Logo após, teve o sorteio de qual grupo iria ficar com a imagem de Nossa Senhora durante o ano, a começar de agora, até a próxima romaria, e a premiada foi a cidade de São Lourenço (Mg), esclareceu o Reitor Pe. João Batista.

JefersonSegundo o coordenador do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Alfenas, Jefferson Florêncio, o terço dos homens na comunidade iniciou no dia 17 de abril de 2012 e desde 2013 estamos participando da romaria ao Santuário de Nossa Senhora. Desde o começo do evento até o final as bênçãos, a missa solene, os testemunhos e a fé de todos me comoveu muito, comenta Jefferson. “A emoção de você estar na Casa da Mãe, onde ela nunca nega nada a seu filho, significa muito pra mim. E hoje, estou aqui por um motivo muito especial para agradecer e pedir mais intercessão dela neste momento. A emoção é muita e transborda alegria, momento puro de gratidão, de felicidade, satisfação em poder contar com mais irmãos nesta mesma caminhada e que a gente sempre busca algo melhor, ou seja, a procura de Deus e a sua proteção”, concluiu emocionado.

LucianoPara Luciano Couto participante do Terço dos Homens, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Alfenas, é a primeira vez que eu venho na peregrinação em Aparecida e o que mais me emocionou foi o final da missa, com a consagração e a benção. A abertura dos trabalhos também me comoveu muito, pois o Bispo Dom Darcy prega muito bem, e suas palavras durante a pregação foi muito bonita. “Foi espetacular, um evento maravilhoso, e que deixa muita saudade, espero poder voltar mais vezes”, destacou.

2Cerca de 50.000 romeiros estiveram presente no “Terço dos Homens”,

no Santuário Nacional de Aparecida

7Peregrinos de todas as partes e regiões do Brasil se

reuniram em oração, com muita fé e emoção

4Todos em comunhão num profundo relacionamento de amor

de íntima intimidade com Deus

6A Casa de Mãe Aparecida respira evangelização e construção

do ser humano e reúne fiéis de todas as partes do país

 

GALERIA DE FOTOS 1 –PORTALi9MINAS

  GALERIA DE FOTOS 2 – THIAGO LEON

SANTUÁRIO DE APARECIDA

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas