Governo de Minas Gerais prevê ampliação do Projeto de Apoio às Feiras Livres

Ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário tem contribuído para aumentar a renda no campo

Kits para feira livre estimulam a inclusão econômica, produtiva e social

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) entregou em 2016 cerca de 190 kits feira livre para 140 municípios de Minas Gerais. Os kits compostos por dez barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças de precisão estimulam a inclusão econômica, produtiva e social.

A expectativa para 2017 é que sejam entregues 300 kits, beneficiando cerca de 200 municípios dos 17 territórios de desenvolvimento. O Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!) tem contribuído para ampliar a renda no campo com investimentos que chegaram a quase R$ 2 milhões no ano passado.

“As entregas de kits em 2016 deram mais dignidade para os agricultores familiares. Muitos deles nos contam que colocavam os produtos no chão para vender. Hoje eles se sentem mais valorizados, a forma de expor a mercadoria melhorou, mantendo a qualidade dos produtos”, diz a superintende de Infraestrutura Rural da Seda, Maria do Socorro Pimenta Rocha.

Para o técnico Boaventura Soares de Castro, do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), hoje existem mais políticas públicas para os agricultores familiares. “O kit feira livre que conseguimos em parceria com o Governo do Estado, garantiu visibilidade ao produto, aumentando as vendas, melhorando a aparência da feira e a satisfação do consumidor”, comemora. “O CAV tem um trabalho importante de orientação com os agricultores. O kit feira livre é um passo importante para mudar a realidade dos agricultores familiares”, completa Castro.

Do Campo pra CA

Outra ação do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar é a Feira da Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa – Do Campo pra CA, realizada semanalmente na sede do Governo de Minas Gerais. Atualmente, 23 empreendimentos da agricultura familiar participam da feira. No ano passado, 45 edições da feira foram realizadas, movimentando cerca de R$ 400 mil.

Prêmio Inova

Em dezembro de 2016 a feira ganhou destaque no 1° Prêmio Inova Minas Gerais. Duzentos e trinta e dois trabalhos foram inscritos, dos quais, 187 foram avaliados por atenderem aos requisitos especificados no edital. A Feira da Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa – Do Campo pra CA ganhou o segundo lugar na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”.

“A feira Do Campo pra CA é uma iniciativa simples, mas de muito impacto. Ela denota como foi importante a criação de uma secretaria cuja missão é a inclusão e dinamização produtiva da agricultura familiar, atuando desde o apoio à produção sustentável até o auxílio no processo organização dos agricultores familiares para acesso aos mercados. Faltam espaços e oportunidades de comercialização, porém aqui conseguimos implementar essa iniciativa de sucesso””, ressalta o superintendente de Acesso a Mercados e Comercialização, Lucas Scarascia.

Programa do Campo à Mesa

O Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!) faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, que prevê ações, projetos e outras iniciativas voltadas ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária.

O programa tem o objetivo central de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos principais desafios para uma produção de alimentos mais saudáveis, geração de ocupação e renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população de Minas Gerais.

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas