Formandos do Proerd aprendem a dizer não às drogas em Alfenas

“Uma lição de cidadania”

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 285 alunos de quintos anos e 13 formandos no curso para pais. A entrega dos certificados aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), no Poliesportivo do Colégio Sagrado Coração de Jesus, pela conclusão do curso que foi ministrado pelos instrutores da Polícia Militar de Alfenas.

O Poliesportivo do Colégio ficou lotado de pais e alunos e houve apresentações de danças e entrega de presentes para os convidados que apoiaram o programa durante o ano inteiro.

Formaram alunos da Escola Estadual Coronel José Bento, Escola Municipal Tancredo Neves, Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro (Zona Rural), Colégio Roque Tamburini – Sistema Anglo de Ensino e Escola Brilho do Saber.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, a escola e as famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre os estudantes. O programa ainda ajuda os pré-adolescentes a reconhecerem as pressões e as influências diárias, que contribuem para o uso de drogas e a prática da violência, ajudando-os a desenvolver habilidades para resistir a elas.

ParticipantesParticiparam da solenidade João Elisio de Souza Junior, SubComandante da 18ª Cia de Polícia Militar de Alfenas; Maria Idalina da Silva, Secretária de Ação Social; Sérgio Rocha Prado, Secretário de Defesa Social; Osmar da Silva Bastos, Presidente do Consepa; Paulo Marcio de Faria e Silva, Reitor da Unifal; Edmilson Francisco Neto, Secretário Executivo de Educação; Wanderley Freire, representante do Colégio Sagrado Coração de Jesus e diretores das escolas participantes.

CerimonialNa abertura houve a exposição das bandeiras e a execução do “Hino Nacional Brasileiro” pelos formandos e convidados, canção do Proerd e a entrega de certificados, medalhas para os alunos que redigiram as melhores redações de cada escola participante, juramento dos formandos, além da apresentação do mascote do programa.

Momento único na vida de cada aluno, que puderam demonstrar todo o entusiasmo durante o cerimonial do evento, foi difícil descrever a alegria de todos os presentes entre pais, alunos e convidados do Proerd. Eles aprendem as mensagens, as músicas e as danças, durante meses e meses, onde os instrutores da PM ministraram reuniões periódicas e semanais com os alunos, passando-lhes todo o conhecimento, a filosofia e os ensinamentos do Proerd. No desenvolver do curso valem-se de uma pedagogia que inclui disciplina, conscientização, respeito e alegria, mas muita alegria, estampada no rosto de cada formando, durante às aulas. Ao mesmo tempo em que aprendem coisas importantíssimas, como se manterem distantes das drogas, os alunos se divertem bastante e com emoção aprendem uma lição de cidadania para o resto de suas vidas.

De acordo com o instrutor 1º Sargento Duarte, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às drogas tem por objetivo prevenir o uso ilícito de entorpecentes e combater a violência entre os jovens.

Em Alfenas, o Curso do PROERD, é ministrado por dois instrutores, Sargento Duarte e Sargento Jaime e é realizado em parceria com as escolas das redes Estadual, Municipal e Particular de ensino, consiste na aplicação de aulas, por policiais militares, para crianças no currículo infantil até o quarto ano, currículo para crianças dos quintos anos, currículo para adolescentes dos sétimos anos e currículo para pais, em encontros semanais ao longo de um trimestre letivo.

Segundo os instrutores, os militares utilizam lições minuciosamente programadas que preparam crianças e adolescentes para lidar e resistir a influências negativas do ambiente, além de aprimorar neles o espírito de cidadania.

“Hoje, realiza-se esta solenidade, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na presença de pais, diretores, professores e convidados, momento em que os alunos farão o compromisso de permanecerem longe das drogas e absterem-se da violência”, afirmou o Sargento Duarte.

RESULTADO DAS MELHORES REDAÇÕES

Vencedores Concurso de Redação PROERD2015Escola Estadual Coronel José Bento – Professora – Ucimara Lília Barbosa – Aluna vencedora: Fernanda Batista Oliveira

Colégio Roque Tamburini – Ensino Sistema Anglo – Professora – Juliana Luz – Aluna vencedora: Aline Lima Leal

Escola Municipal Tancredo Neves – Professora Juliana de Oliveira Pereira e Maria de Fátima Bastos Silva – Aluna vencedora: Camila Domingos Carlos

Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro – Professora Maria do Carmo – Aluna vencedora: Rafaela Silva Ribeiro

Centro Educacional Brilho do Saber – Professora Maryele de Souza Novães – Aluna vencedora: Larissa Rodrigues de Ávila.

Jorge Alberto da Silva (Jorginho), Diretor do Colégio Roque Tamburini, recepciona com muita alegria a Professora Juliana Luz e a aluna vencedora do Concurso de Redações do PROERD 2015, Aline Lima Leal, no saguão do Colégio Anglo.

Jorge Alberto da Silva (Jorginho), Diretor do Colégio Roque Tamburini, recepciona com muita alegria a Professora Juliana Luz e a aluna vencedora do Concurso de Redações do PROERD 2015, Aline Lima Leal, no saguão do Colégio Anglo.

O Colégio Roque Tamburini – Ensino Sistema Anglo, um dos parceiros do PROERD, e além de incentivador e colaborador na formação de jovens e adolescentes, representado pela professora Juliana Luz no evento, teve a participação da aluna, Aline Lima Leal, que foi uma das vencedoras do Concurso de Redações, na formatura de cerca de 300 alunos de quintos anos e formandos no curso para pais do PROERD.

Segundo o Diretor do Colégio Roque Tamburini, Jorge Alberto da Silva (o Jorginho), a Aline, já é uma aluna que nós esperávamos dela esse sucesso, porque ela é muito dedicada, uma menina que estuda bastante, que leva realmente a sério. O que hoje em dia, o que está acontecendo com as escolas, não é somente o aluno querer, a família tem que ajudar e a escola tem que contribuir e o aluno realmente tem que estudar. Essa nossa aluna estuda muito, é uma excelente aluna e não foi surpresa para nós, mas não deixou de ser uma alegria muito grande saber que ela passou em primeiro lugar da redação. Essa participação é muito importante, acho uma atitude muito bonita, do Governo Federal, com as Polícias, um trabalho muito louvável do Sargento e instrutores do Curso sobre a prevenção às drogas e à violência, que é uma coisa muito séria e preocupante para todos nós, porque o aumento está cada vez maior, então espero que continue esse sucesso que está sendo o PROERD aqui em Alfenas, ressaltou Silva. “Fiquei muito satisfeito com esse sucesso do PROERD e espero continuar colaborando com o pessoal, e cada vez mais tenha o sucesso maravilhoso que teve e aproveito a oportunidade para agradecer a todos os idealizadores desse grande projeto, desenvolvido para recuperação e prevenção de nossos jovens na formação de seu caráter e comportamento, finalizou o diretor Jorge Alberto, do Ensino Sistema Anglo de Alfenas.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO PROERD

MascoteO Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Secundariamente se propõe:

  • Emponderar jovens estudantes com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção e suas habilidades de resistência.
  • Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
  • Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
  • Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e o público infanto-juvenil.
  • Replicar informações e Políticas Públicas relacionadas à prevenção de drogas e violência.

Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas ao eixo drogas.

É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraída e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno.

O sucesso desse programa de prevenção perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados e direcionados a públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta.

São observados os seguintes benefícios no desenvolvimento do Proerd:

  • “Humaniza” a ação policial militar, momento em que os jovens se referem aos Aplicadores da Lei de forma pessoal.
  • Permite aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, não apenas como Aplicadores da Lei.
  • Estabelece uma linha de comunicação entre os Aplicadores da Lei e a Juventude.
  • Os policiais servem como vetores de informações qualificadas e de políticas públicas de prevenção ao consumo de drogas.

O Proerd abre um diálogo permanente entre a Escola, a Polícia e a Família, para discussão do fenômeno “drogas”.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

FORMATURA DO PROERD DE ALFENAS – DIA 02/12/2015

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas