Festival da reforma agrária em Belo Horizonte traz rodada de negócios

06 de outubro 2017

Divulgação/Seda

Aconteceu na última sexta-feira, (6/10), o “Painel de Oportunidades e Rodada de Negócios de Produtos da Reforma Agrária e Agricultura Familiar”, em Belo Horizonte. O festival da reforma agrária promovido pelo MST, trouxe entre outros alimentos: arroz, feijão, café e derivados da cana e do leite, produzidos pelos assentamentos da reforma agrária não só de Minas Gerais, mas também de outras regiões do país.

O movimento promovido pelo Governo de Minas Gerais integra a programação do “Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária”, encontro organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

O evento teve como objetivo apresentar os programas desenvolvidos pela Subsecretaria de Agricultura Familiar da Seda (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário), além de expor gêneros alimentícios provenientes da reforma agrária e da agricultura familiar para o setor público e privado.

O encontro foi destinado a prefeitos, técnicos, secretários da região metropolitana e da capital mineira BH, agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Na ocasião, o movimento apresentou o mostruário de produtos da agricultura familiar produzidos por cooperativas, aptos a ingressarem em chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e das diversas modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a divulgação dos procedimentos para aquisições.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, que participou da abertura oficial do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária, fomentar a produção dos assentamentos é garantir comida de qualidade na mesa dos mineiros e mineiras. “Outubro é considerado pela ONU o Mês da Alimentação. Ao apoiar a realização da feira da reforma agrária pelo segundo ano consecutivo, o Governo de Minas Gerais reforça seu compromisso com a produção orgânica, agroecológica, beneficiando milhares de pessoas”, afirmou o secretário.

ALFENAS

A cidade foi a terceira região a receber a grande festa da colheita da Reforma Agrária, no estado de Minas Gerais. O evento aconteceu na Praça da Antiga Rodoviária, entre os dias 22 e 24 de setembro.

O Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária de Alfenas foi realizado dentro do calendário de atividades do “Festival da Primavera e dos 148 anos de Aniversário da Cidade”

A população local pode verificar durante a feira de alimentos saudáveis, uma verdadeira cozinha da roça, além de muita música, sarau de poesias, debates e apresentações culturais, um final de semana de repleto de intensas atividades do MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas