Dia da Mulher recebe homenagem especial do Programa Minas Rural

O Programa Minas Rural deste sábado fez uma homenagem especial as mulheres em reportagem exibida por emissoras de TV.

O programa faz uma homenagem às mulheres, que comemoram no dia 8 de março o ‘Dia da Mulher’. A reportagem fala sobre a Comunidade Noiva do Cordeiro, em Belo Vale, um lugar feito de mulheres fortes, ousadas e ao mesmo tempo doces. Uma lição de amor, superação e comunhão!

O Programa Minas Rural é exibido pela Rede Minas todos os sábados, a partir das 9h30, e no domingo às 12h. Também é veiculado na TV Horizonte e vai ao ar na segunda-feira, a partir das 7h17. E, no sábado, o Canal AgroBrasil passa o programa ao meio dia e o Terra Viva às 5h.

O público pode assistir ao Minas Rural pelo site ou pelo canal do Youtube.

“DIA INTERNACIONAL DA MULHER”

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres, que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Em Alfenas o “Dia Municipal da Mulher” é comemorado no dia 23 de setembro e a data foi instituída pela lei 40205, de 2 de abril de 2008, pela Câmara de Vereadores do município.

Esse ano, a Prefeitura Municipal de Alfenas por meio da Secretaria de Educação e Cultura terá uma programação especial em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, Dia 08 de Março. Atividades diversas serão realizadas nas Escolas Municipais, Instituições e Associações e o evento começa no dia 06 de março (segunda-feira) e se estenderá até o dia 30, com realização de palestras abordando várias temas entreles, Política para as Mulheres, Autoestima, Alimentação e Saúde, Violência Contra a Mulher, Equidade de Gêneros e Empoderamento, Emprego e Renda.

Confira a reportagem completa:

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas