Comitês de combate ao Aedes aegypti são criados no Sul de Minas

Em todo o Estado, 28 regionais recebem treinamento para ficalização.

Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha estão em lista.

Do G1 Sul de Minas

capaQuatro cidades do Sul de Minas passam a ter comitês de combate e prevenção à dengue. Alfenas (MG), Passos (MG), Pouso Alegre (MG) e Varginha (MG) integram o grupo de 28 cidades em todo o Estado que começaram a receber treinamento de profissionais para aumentar em suas regionais o monitoramento dos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, quase 190 mil notificações de casos de dengue foram registradas em 2015. A coordenadora do núcleo de Vigilância Epidemiológica de Varginha, Monique Filardis da Silva Borsato, diz que a criação dos comitês vai permitir um melhor gerenciamento de trabalho de fiscalização nas cidades.

“A orientação é que o agente visite 100% das casas em janeiro e fevereiro. Essa é a meta”, diz a coordenadora. “Temos estoque de larvicida para atender todas as casas”, esclareceu.

Casos de dengue aumentaram mais de 1000% em 2015 em Varginha, MG (Foto: Reprodução/EPTV)

Casos de dengue aumentaram mais de 1000% em 2015 em Varginha, MG
(Foto: Reprodução/EPTV)

Os comitês locais terão como referência um comitê estadual contra a dengue criado em 29 de dezembro pelo governo de Minas Gerais em parceria com o governo federal. Apenas para a capacitação de agentes e desenvolvimento de campanhas, cerca de R$ 30 milhões foram anunciados pelo estado na mesma data.

Em Varginha, a primeira reunião do comitê aconteceu na manhã desta quinta-feira (07). Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor da febre amarela, zika vírus e febre chikunguya.

Os números mostram que os casos de dengue vem crescendo no Sul de Minas nos últimos anos. Nas quatro maiores cidades da região, foram 188 notificações de dengue em 2012. Em 2013, o número passou para 1.398. Em 2014, chegou a 5.727 e no ano passado, subiu para 5.805. Em Lavras (MG), quinta maior cidade da região, foram 6.700 notificações só no ano passado, 15,41% a mais que as outras quatro cidades juntas.

Assista a reportagem completa acessando o link abaixo:

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/01/comites-de-combate-ao-aedes-aegypti-sao-criados-no-sul-de-minas.html

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas