Começam os preparativos para a beatificação do Beato Eleito Padre Victor

A Festa terá como tema “Padre Victor, chamado à Santidade” e o lema “Sede santos porque o Senhor é Santo”

Foto: Equipe Positiva Três Pontas (MG)

Foto: Equipe Positiva Três Pontas (MG)

Começou nesta segunda-feira (14), a última novena pela beatificação de Padre Francisco de Paula Victor, na cidade de Três Pontas (MG). Fiéis e devotos deram início a uma procissão em manifestação de fé com muita emoção, carregando uma enorme cruz de madeira, acompanhados pelo bispo da Diocese de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, que acompanhou a procissão no primeiro ato de peregrinação e penitência em louvor ao Beato Eleito Padre Victor, com missas realizadas na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda por Dom Diamantino e padres Ednaldo, Rogério, Guilherme e Mateus.

O Bispo Dom Diamantino deu início a celebração evocando aos fiéis o exemplo do Venerável que caminhava e galopava com espírito de095 penitência e esperança de que Deus está conosco. No altar está exposta a caixa de pedidos onde as pessoas podem depositar suas intenções e serão queimadas no dia 22 de setembro, último dia da novena, na véspera dos 110 anos de morte do Beato Eleito. Ainda nos nove dias de preparação a Festa do Aniversário de Morte do Venerável, a Igreja tem como gesto concreto arrecadar alimentos não perecíveis que podem ser entregues durante as missas – às 5h, 15h e 19 horas, ou na Associação Padre Victor. Eles serão repassados às famílias carentes cadastradas na Paróquia, segundo informações do Portal Equipe Positiva de Três Pontas.

Dom Diamantino, ainda em entrevista à Equipe Positiva, informou que o horário da beatificação no dia 14 de novembro deve ser confirmado pelo Vaticano para às 16 horas. O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, deseja que a celebração aconteça de manhã, mas a Diocese sinalizou que o horário melhor seria a tarde, pois acredita que facilitaria a chegada dos devotos de todas as regiões do Brasil, e o local escolhido foi o Campo de Aviação, que tem capacidade para abrigar em torno de 100 mil pessoas, conforme divulgado pelo G1 Sul Minas em 28 de agosto.

 Milagre atribuído a Padre Victor

Desacreditada pela medicina, professora pediu a Padre Victor para ser mãe (Foto: Reprodução EPTV)

Desacreditada pela medicina, professora pediu a Padre Victor para ser mãe (Foto: Reprodução EPTV)

A data de beatificação foi marcada depois que o Vaticano reconheceu em julho deste ano um milagre atribuído à intercessão do Venerável. O pedido foi feito pela professora Maria Isabel de Figueiredo, que não podia engravidar. Foram dois anos de tratamentos e muitas desilusões, até que ela pediu ajuda a Padre Victor durante uma novena em 2009. Um ano depois, a professora conseguiu engravidar de uma menina, contrariando todas as previsões médicas.

Com a celebração, Padre Victor será o segundo beato do Sul de Minas. Em maio de 2013, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, foi beatificada em Baependi (MG), onde passou a vida. (Fonte: G1 do Sul de Minas)

Biografia Padre Victor

Fonte: Associação Padre Victor, Três Pontas (MG)

Fonte: Associação Padre Victor, Três Pontas (MG)

Padre Victor nasceu em Campanha – MG, no dia 12 de abril de 1827 e foi batizado, em 20 de abril do mesmo ano, pelo Padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus. Sua madrinha de Batismo foi a senhora Marianna Bárbara Ferreira.

Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana – MG, visitou Campanha – MG em 1848. Victor, então alfaiate, procurou Dom Viçoso na ocasião, manifestando-lhe o desejo de ser padre. Sendo aceito ingressou-se no seminário de Mariano, sendo aceito em 05 de junho de 1849.

Veio para Três Pontas – MG, em 14 de junho de 1852, como Vigário Encomendado assumindo os trabalhos na Paróquia por 53 anos. Bastante conhecido por sempre visitar doentes, amparar os inválidos, zelava e atendia a população em suas necessidades. Procurou catequizar e instruir o seu povo, chegou a fundar a escola “Sagrada Família”, com uma organização perfeita.

Padre Victor faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região, que já o venerava. A população chorou a morte de seu líder, de seu protetor, do mensageiro entre Deus e os homens. Ficou insepulto três dias e, de seu corpo, exalava perfume, segundo relatam. Foi enterrado na Igreja Matriz da cidade, que também foi construída por ele. Padre Francisco de Paula Victor é considerado pelos três pontanos como o seu “Anjo Tutelar”. Até hoje, muitas pessoas declaram que Padre Victor intercedeu para que os devotos alcançassem seus pedidos e graças.

Memorial Padre Victor

O memorial do Padre Victor, em Três Pontas, chega a receber até 10 mil visitas durante os dias de novena do religioso, comemorado em 23 de setembro. No local, é possível encontrar vestes litúrgicas usadas pelo padre, objetos de devoção ou utilizados no oficio de sacerdócio pelo religioso, além de uma imagem de Padre Victor.

Também no local há a Sala dos Milagres, onde vários objetos são deixados por fiéis simbolizando as graças alcançadas por intercessão do padre e um livro com os relatos delas pelos fiéis.

Confira toda a programação da festa, através do site: www.padrevictor.com.br

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas