Celebração da Folia de Reis resgata tradição de religiosidade em Alfenas

Encontro de Folias visitam as casas em vários bairros levando alegria, cultura e fé. Famílias da Vila Betânia e Por do Sol recebem os foliões todo o ano.

Família de Dona Maria José, moradora da rua da Esperança, na Vila Betânia, recebe os foliões para uma grande festa.

Família de Dona Maria José, moradora da rua da Esperança, na Vila Betânia, recebe os foliões para uma grande festa.

Durante o Natal até o início de janeiro, Alfenas mantém viva a tradição popular com o encontro de Folia de Reis, pelos bairros da cidade, um evento que reúne religiosidade e muita diversão. O Encontro de Folia de Reis no bairro Vila Betânia, uns dos bairros mais antigos e populares de Alfenas e na Paróquia de São Pedro Apóstolo, foi recebido pela comunidade com grande festa, onde os foliões procuram resgatar todo o ano a memória da cultura e a religiosidade das pessoas que moram nesses locais.

DSCN5694O encontro é considerado um dos maiores festivais de folia e cultura em Minas Gerais, e em Alfenas também não é diferente. É uma festa popular, de origem portuguesa, que sobrevive em muitas cidades do país. O encontro comemora o nascimento de Jesus e lembra a viagem que os três reis magos fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos com roupas coloridas e usando máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém.

3A folia de reis começa no Natal e segue até 6 de janeiro, pelas ruas da cidade, os grupos visitam as casas com a bandeira abençoada, enfeitadas com fitas e santinhos. Os palhaços dançam ao som do violão, pandeiro, cavaquinho e recitam versos. Os encontros e apresentações que fazem pela cidade é uma forma de preservar a memória cultural da cidade.

A cidade de Alfenas atualmente conta com 6 Companhias de Reis, entre elas: Folia de Reis Nossa Senhora de Fátima, Capitão Osvaldinho; Folia de Reis Irmandade, Capitão Gaspar Ribeiro; Folia de Reis Filhos de Cambraia, José Lázaro; Folia de Reis Santa Bárbara (bairro rural dos Bárbaras), Capitão Salvador, Folia de Reis Estrela Guia, Capitão Toninho e Folia de Reis Benedetti, Capitão Sidney.

Para o organizador e principal incentivador da cultura e do resgate vivo dessa tradição milenar e representando os foliões da ‘Folia de Reis Irmandade’,Capitao conhecido por Capitão Gaspar Ribeiro, o encontro é uma mistura de religiosidade e cultura. “A cada ano, a Folia está cada vez melhor e mais unida, com vários grupos que trazem para Alfenas a memória e a fé de um povo. A tendência é de que esta festa atravesse gerações”, pois nossa Companhia já existe há 80 anos, disse.

Todo ano saímos dia 25, dia de Natal e entregamos dia 6 de janeiro, andamos pela cidade, pelas roças e entramos nas casas, onde tem uma promessa para pagar, cumprir um almoço ou uma janta, estamos lá. Em todos os lugares somos bem recebidos, em seguida, a gente canta, agradece e as pessoas que nos recebem, sejam todos bem-vindos, é uma festa, completou o Capitão Gaspar Ribeiro.

Segundo Capitão Gaspar, a Companhia é composta por 12 integrantes, entre eles a maioria familiares, genro, sobrinhos, compadres e vários amigos e admiradores que moram nos bairros da Aparecida (fundo do cemitério), Vista Grande e Itaparica. Ele conta ainda que já apresentaram em várias igrejas católicas de Alfenas, como a do Bom Jesus e a dos Santos Reis, além de participações na zona rural e lugares mais distantes da cidade como Barranco Alto, Serrinha e Mandasaia e outras cidades da região, como Lavras e Carmo do Rio Claro.

Para o Capitão Gaspar é um orgulho participar dessa festa e poder levar a religiosidade, primeiro, por ser um encontro totalmente de caráter religioso e que prega o amor ao próximo, além de poder valorizar ainda a mais a nossa cultura popular, a nossa história e a tradição do povo de Alfenas”, finaliza emocionado Capitão Gaspar.

A Paróquia São Pedro Apóstolo também recebeu neste mês de janeiro a Companhia de Reis Benedetti, do bairro Jardim Nova América, que prestou homenagens durante a apresentação dos foliões, em missa celebrada pelo Padre Eder Carlos de Oliveira. Com muita fé e devoção o evento teve a participação dos fiéis, que puderam festejar esta data tão importante, mantendo viva a chama da cultura do povo alfenense.

Pe. Eder recebe Folia de Reis Benedetti, do bairro Jardim Nova América, durante celebração da missa, que ocorreu em 06 de janeiro, com transmissão pela Rádio Onda Sul.

Pe. Eder recebe Folia de Reis Benedetti, do bairro Jardim Nova América, durante celebração da missa, que ocorreu em 06 de janeiro, com transmissão pela Rádio Onda Sul.

APRESENTAÇÃO

Folia de Reis Irmandade

APRESENTAÇÃO

Folia de Reis Benedetti

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas