Aniversário da Paróquia São Pedro Apóstolo reúne centenas de fiéis

1Comunidade Católica de Alfenas vive momentos de reflexão com o “Lançamento da Campanha da Fraternidade 2016” e comemora mais um aniversário da Paróquia São Pedro Apóstolo, com muita fé e emoção.

O mês de fevereiro marca história para a comunidade católica e Igrejas da cidade, que realizaram várias atividades entre elas, no início desse mês (05), aconteceu o Lançamento da Campanha da Fraternidade 2016 pelo Bispo Dom José Lanza Neto, da Diocese de Guaxupé (Mg), no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no domingo dia 14 ocorreu a comemoração dos 19 anos da Paróquia São Pedro Apóstolo, com celebração de duas Missas Solenes. A primeira missa foi presidida pelo Bispo Dom José Lanza, na Matriz Nova de São Pedro Apóstolo, às 8h30min e a segunda missa pelo Padre Éder Campos de Oliveira, na Matriz Antiga São Pedro Apóstolo, às 10h30min.

Dom José Lanza percorreu as cinco maiores cidades da diocese entre elas: Guaxupé, Alfenas, Poços de Caldas, Passos e São Sebastião do Paraíso para o lançamento da CF deste ano justamente na semana em que a Diocese de Guaxupé comemorou os 100 anos de sua criação. Assim, a Diocese de Guaxupé se une a toda Igreja do Brasil para refletir a temática dessa edição que será: “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O lema será: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

Legenda: Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, na sua missão de divulgar e promover a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, em Alfenas.

Legenda: Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, na sua missão de divulgar e promover a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, em Alfenas

Em Alfenas o evento aconteceu no dia 5, onde a comunidade católica de Alfenas recebeu a visita do Bispo Dom José Lanza Neto e o encontro ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que contou com a presença de padres, do secretário municipal do Meio Ambiente, Jhon Strauss e vários veículos de comunicação da cidade, também houve a participação da Comunidade Mariana Resgate, que transmitiu ao vivo a coletiva pela webrádio.

O Bispo apresentou o conteúdo norteador da CFE 2016. Fundamentado pelo texto-base e análises do Instituto Trata Brasil, ele apresentou alguns dados sobre a realidade em que vive uma grande parcela da sociedade.

Segundo informações do site da Diocese de Guaxupé, o secretário municipal da cidade, Jhon Strauss apresentou, de modo geral, a situação em que se encontra a cidade de Alfenas quanto ao saneamento e outras questões pertinentes a sua pasta. O secretário constatou que em todo estado de Minas Gerais pouquíssimos locais já implantaram o plano de saneamento básico. “Inclusive, Alfenas está fazendo um levantamento da real situação do município atualmente”, ressaltou.

Questionado por participantes sobre a atuação da secretaria, da qual ele é responsável, referente ao trabalho de educação da sociedade em relação à coleta de resíduos sólidos, o secretário afirmou que há um trabalho em parceira com as universidades e ONGs para atingirem o maior número de pessoas.

Assista o vídeo do Lançamento da CF 2016, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em 05 de fevereiro.

5Neste domingo 14, a comunidade católica de Alfenas pode comemorar o 19º aniversário da Paróquia de São Pedro Apóstolo e participar das duas missas solenes. A primeira realizada na Nova Matriz, no Residencial Oliveira, presidida pelo Bispo Dom José Lanza, com a benção dos terrenos, onde serão construídos o Centro Pastoral e o estacionamento para a comunidade local. Na Matriz Antiga, no Por do Sol, foi realizada a segunda missa celebrada pelo Padre Éder Campos de Oliveira, com agradecimentos a todos que ajudaram nos mutirões de reformas das salas de catequeses além da inauguração oficial das salas. As missas foram transmitidas pela Rádio Onda Sul.

A comunidade católica comemorou com grande entusiasmo às celebrações que viraram um verdadeiro encontro de fé que começou bem cedo e estendeu-se até a tarde.

A benção dos terrenos pelo Bispo Dom José Lanza, dá um sentido de comunhão, comunhão com a Diocese e envolvimento do povo, com esse projeto,6 que é comunitário e, essa celebração no sentido de inauguração é a gente poder oficializar algo que a comunidade conquistou e agradecer as pessoas que colaboraram nesse processo, disse Pe. Éder Campos.

8Padre Éder fala um pouco sobre o sonho da construção do Centro Pastoral, suas atividades de catequese e os trabalhos de evangelização que são realizadas na Paróquia, comenta ainda que a catequese está em processo de formação e terá em todas as suas fases, na paróquia, nas capelas e Matriz. Segundo o pároco, os catequistas de crisma já foram formados, catequese infantil e adulto estão em formação. Eles atenderão a curto prazo a esses trabalhos, pois teremos catequeses em dias alternados, que o ideal é catequese que atenda em vários horários para que a gente possa usar essa flexibilidade de atendimento dos catequizandos, até que possamos construir com a graça de Deus o Centro Pastoral, elas então servirão a esse trabalho de atendimento à catequese e as reuniões de formação acontecerão também nessas salas.

9A formação ela vai acontecer de forma sistemática com os grupos pastorais que já existem na paróquia e essa formação será desenvolvida em dois tópicos, que é o tópico da parte prática e da teórica. A teoria domina a prática e a prática coloca em prática a teoria, explica. Então, cada grupo de pastoral, nós vamos desenvolver o sentido de ser Igreja, o sentido do trabalho pastoral, a teoria pastoral que está por detrás do trabalho. E, a prática, nós vamos assim aprimorar o ‘agir’ dos agentes pastoral, para que possamos anunciar a todos a Palavra de Deus, completou Padre Éder.

Padre Éder fala ainda sobre o processo de educação da fé em comunidade e especificamente sobre a catequese na igreja e segundo ele: atualmente nós fugimos do modelo conteudista que é a transmissão de conteúdo para o modelo de vivência da fé, então, a catequese é definida como educação permanente da fé em comunidade. E, dessa forma, então nós entendemos catequese nos vários níveis: o nível infantil; adolescentes; crisma e adultos; e pode se considerar também catequese nesse caso, a preparação para o batismo, para o matrimônio. “Tudo que educa para a fé é considerado então catequese; e a catequese sistematizada é essa que nós estamos articulando na paróquia”, disse.

VEJA ALGUNS MOMENTOS DO EVENTO DURANTE A CERIMÔNIA

 GALERIA DE FOTOS

 

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas