Ainda vale a pena manter o horário de verão no Brasil?

© Thinkstock Relógio e restaurante

Neste domingo (15), os brasileiros que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país devem adiantar o relógio em uma hora devido ao horário de verão. A mudança será adotada em 11 estados até o dia 18 de fevereiro de 2018.

No Brasil, a medida foi implementada em 1931 com o objetivo de economizar o consumo de energia e reduzir custos operacionais da geração de eletricidade.

No entanto, um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) — que questiona os reais benefícios do horário de verão para o país — levou o governo federal a considerar a possibilidade de encerrar a tradição. Por ora, o atraso no relógio está mantido, mas as discussões em torno da suspensão devem ser retomadas em 2018.

Especialistas em gestão de energia ouvidos por EXAME.com concordam que o horário diferenciado é bem-vindo neste ano devido a situação críticanos reservatórios das usinas hidrelétricas. Por outro lado, há controvérsias sobre a real economia gerada.

Leia mais:

https://exame.abril.com.br/brasil/ainda-vale-a-pena-manter-o-horario-de-verao-no-brasil/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Copyright © Guia Comercial Alfenas – Portal I9Minas (INOVE Minas) – Alfenas-MG - Guia Comercial Alfenas, Guia OnLine, I9 Alfenas, Portal i9 Alfenas